Brasil e Argentina frente à bipolaridade sino-americana

11 de Maio às 11h

O Mercosul surgiu no auge de uma ordem global unipolar. Cerca de 30 anos atrás, os Estados Unidos eram a potência mundial inconteste em termos econômicos, tecnológicos, militares e políticos. Hoje o mundo é outro.

A China tornou-se uma potência rival capaz de disputar a hegemonia com os Estados Unidos em vários planos da vida internacional e regiões do mundo, incluindo a América do Sul.

De que maneira a nova configuração da ordem global afeta a região em geral e o Mercosul em particular? Quais riscos e oportunidades se colocam para Brasil e Argentina diante do quadro de um mundo de tensões geopolíticas e estratégicas crescentes? Qual o futuro do Mercosul nesse novo cenário?

Inscreva-se e participe!

Mantenha seus dados atualizados para não perder nada sobre os eventos da Fundação FHC

Palestrantes

Inbound Marketing GoUp!

Gisela Pereyra

Doutora em Relações Internacionais pela Universidad Nacional de Rosario (Argentina), onde é professora da Facultad de Ciencia Política y Relaciones Internacionales e pesquisadora do Centro de Estudios Comparados. Pesquisadora Associada do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), é coeditora dos livros Global Resurgence of the Right. Conceptual and Regional Perspectives (Routledge 2021) e Diccionario de acontecimientos de derechas en el siglo XXI en América Latina (UNR Editora 2021).

Inbound Marketing GoUp!

Juan Gabriel

Ph.D. em Relações Internacionais pela The Johns Hopkins University School of Advanced International Studies (Washington, D.C.), é professor pleno do Departamento de Ciencia Política y Estudios Internacionales da Universidad Torcuato Di Tella e vice-reitor da mesma universidade, situada em Buenos Aires. Viveu na Colômbia entre 1981 e 1998, onde fundou e dirigiu o Centro de Estudios Internacionales (CEI) da Universidad de los Andes (Bogotá).

Marketing Digital GoUp!

Tatiana Prazeres

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), leciona na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e na  University of International Business and EconomicsUniversity(Pequim), onde viveu de 2019 a 2021. Atuou como assessora sênior do Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio, em Genebra, e secretária de Comércio Exterior do Brasil. Atualmente, é consultora de comércio internacional. Foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como Jovem Líder Global em 2014.

Marketing Digital GoUp!

Bernabé Malacalza

Professor da Universidad Nacional de Quilmes e da Universidad Torcuato Di Tella. É doutor em Ciências Sociais e Pesquisador em Temas Estratégicos do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).

Mediação

Sergio Fausto

Cientista político, é diretor da Fundação FHC, colaborador do Programa Latino-Americano do Baker Institute of Public Policy (Rice University, EUA) e codiretor do projeto Plataforma Democrática e da Coleção "O Estado da Democracia na América Latina".

O evento é gratuito e ao vivo!

11 de Maio às 11h.

As inscrições poderão ser realizadas até a hora do inicio do evento.

Evento em espanhol com tradução simultânea.

Perguntas para: aovivo@fundacaofhc.org.br

Transmissão