Integrar para Crescer: Desafios e Propostas


1 de setembro às 17h30

Nem todos os países que se abriram ao comércio se desenvolveram, mas todos os países que se desenvolveram o fizeram com uma significativa integração comercial ao resto do mundo.

As transformações climáticas e tecnológicas e novas incertezas geopolíticas fazem da reinserção internacional da economia brasileira, especialmente em sua dimensão comercial, um desafio prioritário de política pública.

Essas constatações estão na base do diagnóstico e das propostas formuladas pelo Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES) e reunidas no documento “Integrar para Crescer: uma proposta de liberalização comercial”, elaborado para subsidiar discussões do período pré-eleitoral à posse do novo governo. 

Neste webinar, o documento será apresentado e submetido aos comentários de dois economistas e um diplomata com experiência e conhecimento no tema.


Inscreva-se agora e participe!

Mantenha seus dados atualizados para não perder nada sobre os eventos da Fundação FHC

Convidados

Branding GoUp!

Sandra Rios


Economista, é diretora do CINDES, sócia da EcoStrat Consultores e Senior Fellow do CEBRI. Foi pesquisadora do IPEA e coordenadora do Departamento de Integração Internacional da CNI. Mestre em Economia pela PUC-Rio, é professora licenciada do Departamento de Economia da mesma universidade.




Branding GoUp!

Pedro da Motta Veiga


Diretor do CINDES, é sócio da EcoStrat Consultores e Senior Fellow do CEBRI. Especialista em comércio exterior, política industrial e negociações comerciais, atuou como consultor de organizações internacionais (OCDE e Banco Mundial, entre outras), associações empresariais e empresas brasileiras. Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-Rio, é mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutor pelo Sciences Po (Paris).



Entrevistadores

Inbound Marketing GoUp!

Embaixador José Alfredo Graça Lima


Diplomata de carreira aposentado e advogado, é vice-presidente do conselho curador do CEBRI e árbitro do Arranjo Provisório de Arbitragem da OMC. Foi o principal negociador comercial do Brasil entre 1998 e 2002 e Representante Permanente do Brasil junto às Comunidades Europeias (2002-2005). 


Inbound Marketing GoUp!

Luciano Coutinho


Professor Colaborador do Instituto de Economia da Unicamp, foi presidente do BNDES (2007-2016). Atualmente preside o Conselho da Média e Pequena Empresa Industrial (COMPI) da FIESP. Foi professor visitante na Universidade do Texas, na Universidade Paris XIII - Sorbonne e da Cátedra Celso Furtado (Madrid).


Marketing Digital GoUp!

Otaviano Canuto


Membro sênior do Policy Center for the New South, membro sênior não-residente da Brookings Institution, professor na Elliott School of International Affairs (George Washington University) e principal do Center for Macroeconomics and Development (Washington. D.C.). Foi vice-presidente e diretor executivo do Banco Mundial, diretor executivo no FMI e vice-presidente no BID.


Mediação

Sergio Fausto

Cientista político, é diretor geral da Fundação FHC e codiretor do projeto Plataforma Democrática e da Coleção "O Estado da Democracia na América Latina".

Informações

O evento é gratuito e ao vivo!

1 de setembro às 17h30.

As inscrições poderão ser realizadas até a hora do inicio do evento.

Perguntas para: aovivo@fundacaofhc.org.br



Transmissão

Realização

Patrocínio

Apoio

FUNDAÇÃO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Copyright @ 2022 Fundação FHC - Todos os direitos reservados

Rua Formosa, nº 367, andar 6, Centro, São Paulo, SP, CEP: 01.049-000