Religião, democracia e educação no Brasil

31 de Maio às 17h

As relações entre religião e educação pública suscitam um debate importante para o futuro da nossa democracia. A separação entre Estado e religião é assegurada pela Constituição. O ensino religioso na rede pública foi, no entanto, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob o argumento de que, sendo a matrícula facultativa, não haveria negação da laicidade do Estado.


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental prevê o ensino religioso estabelece orientações para que respeite a pluralidade de crenças (incluído o direito de não crer) e não seja proselitista. O ensino religioso na rede pública coloca um risco à laicidade do Estado? Representa uma ameaça à diversidade cultural e religiosa? Ou uma oportunidade para enriquecê-la e cultivar os valores do respeito ao outro, suas crenças e valores?


Para discutir essas perguntas, que também foram tratadas no novo livro homônimo da Plataforma Democrática, lançado no início de maio, convidamos o sociólogo Bernardo Sorj, o professor Elcio Cecchetti e a advogada Joana Zylbersztajn.


Faça aqui o download gratuito do livro digital!

Inscreva-se e participe!

Mantenha seus dados atualizados para não perder nada sobre os eventos da Fundação FHC


Palestrantes

Elcio Cecchetti

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como assistente técnico-pedagógico na Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). É coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER).


Joana Zylbersztajn

Advogada de direitos humanos, é sócia da Veredas – Estratégias em Direitos Humanos, membro colaboradora da Comissão Arns e mentora profissional do Insper. Trabalhou na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, atuou no governo federal e no municipal de São Paulo e em organizações da sociedade civil e no setor privado. Autora do livro ‘A laicidade do Estado brasileiro’, é mestre e doutora em direito constitucional.



Bernardo Sorj


Sociólogo, é diretor do Centro Edelstein de Políticas Sociais e da Plataforma Democrática. Ph.D. em Sociologia pela Universidade de Manchester (Reino Unido), foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é autor de 28 livros e mais de cem artigos. 


Baixe agora!

lançamento

Faça agora o download do livro digital “Religião, Democracia e Educação no Brasil”, organizado por Bernardo Sorj e Sergio Fausto. Para este volume foram convidados vários especialistas, com visões e ângulos diferentes sobre o tema.


Mediação

Sergio Fausto

Cientista político, é diretor da Fundação FHC, colaborador do Programa Latino-Americano do Baker Institute of Public Policy (Rice University, EUA) e codiretor do projeto Plataforma Democrática e da Coleção "O Estado da Democracia na América Latina".

Informações

O evento é gratuito e ao vivo!

31 de Maio às 17h.

As inscrições poderão ser realizadas até a hora do inicio do evento.

Perguntas para: aovivo@fundacaofhc.org.br



Transmissão

Realização

Patrocínio

Apoio

Conheça nossa

Política de Privacidade



Em nossa Política de Privacidade estão expressas as condições para utilização de nosso site, por meio dos quais o usuário poderá acessar os serviços e conteúdos disponibilizados com respaldo na LGPD.




SAIBA MAIS

FUNDAÇÃO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Copyright @ 2022 Fundação FHC - Todos os direitos reservados

Rua Formosa, nº 367, andar 6, Centro, São Paulo, SP, CEP: 01.049-000