Mineração na Amazônia:

Desafios do Desenvolvimento Sustentável.

17 de agosto às 09h

A mineração é uma atividade indispensável. Tem sido assim ao longo da história e não será diferente no futuro previsível. A necessária descarbonização do planeta não se fará sem mais e melhor mineração. Por outro lado, a mineração causa impactos na natureza.

Conciliá-la com a sustentabilidade ambiental é um desafio permanente, em particular em biomas críticos como o da Amazônia. Além de reguladora do clima e reserva de biodiversidade, a região é também o local onde se situa a maioria das terras indígenas do país. Justamente por ser complexa e sensível, a questão precisa ser enfrentada. Não enfrentá-la só serve aos interesses da mineração ilegal e desordenada, associada ao crime e ao desmatamento.

Discutir quais os limites, possibilidades e condições de sustentabilidade da mineração na Amazônia é o objetivo deste webinar, que reunirá autoridades, ambientalistas e dirigentes de empresas mineradoras.

Abertura

9h15 às 09h

Raul Jungmann

Diretor Presidente IBRAM. Foi ministro-extraordinário da Segurança Pública (2018-2019), ministro da Defesa (2016-2018), deputado federal por Pernambuco (2003-2010, 2015-2016), ministro do Desenvolvimento Agrário (1996-2002), presidente do INCRA (1996/1999), do IBAMA (1995/1996) e do Conselho de Administração do BNDES (1993/1994).

Bloco 01

Principais desafios na Amazônia:

alianças e estratégias possíveis

9h15 às 10h30

Hugo Barreto

Diretor de Investimento Social, responsável pela agenda NBS, Conhecimento e Cultura da Vale, como Diretor Presidente do Fundo Vale e do Instituto Tecnológico Vale, bem como do Instituto Cultural Vale.   De 2002 a 2018, foi Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, onde foi responsável por importantes programas de inclusão educacional, tais como o Telecurso; Canal Futura; Globo Ciência e Globo Ecologia, bem como pela criação e implementação do Museu da Língua Portuguesa, do Museu do Amanhã e MAR – Museu de Arte do Rio, dentre outros. É bacharel em Filosofia pela PUC/RJ.

Sergio Leitão

Diretor executivo do Instituto Escolhas, advogado e empreendedor socioambiental. É fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, fundador e diretor executivo do Instituto Socioambiental (ISA), assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça, José Gregori, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Tasso Azevedo

Engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima. Coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG) e do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas), colunista de O Globo. Acadêmico visitante do Brasil Lab da Universidade de Princeton. Foi diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, diretor executivo do Imaflora e curador do Blog do Clima.

Mônica Sodré

Cientista política e diretora-executiva da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, é mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização pelo Columbia Global Centers da Universidade de Columbia (New York - EUA). É membro do Conselho Consultivo do Instituto Ruth Cardoso, e foi professora de pós-graduação em Ciência Política.

Raul Jungmann

Moderação

Break

10h30 às 11h00

Bloco 02

Mineração, comunidades e preservação na Amazônia: desafios e oportunidades para uma agenda de convergência

11h00 às 12h15

Helder Barbalho

Governador do Pará. Foi ministro da Pesca e Aquicultura, ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos e ministro da Integração Nacional do Brasil. Em 2004, foi eleito para o cargo de prefeito de Ananindeua, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará e foi reeleito em 2008. Em 2002, elegeu-se deputado estadual, tornando-se o mais votado para o cargo no estado do Pará. Seu primeiro cargo eletivo foi como vereador de Ananindeua (Pará), eleito em 2000. Formou-se em administração pela Universidade da Amazônia e é pós-graduado com MBA Executivo em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Lilia Mascarenhas

Secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.

Otávio Carvalheira

Presidente da Alcoa no Brasil e Vice-presidente de Operações Brasil, San Ciprian e Oriente Médio. Ingressou na Alcoa em 1988, como engenheiro trainee na fábrica de Itapissuma (PE). É bacharel em Engenharia Mecânica (Universidade Federal de Pernambuco) e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Representa a Alcoa no Conselho da AWA LLC e integra o Conselho Diretor da ABAL.

Ronaldo Lima

Formado em Geologia pela Universidade Federal do Pará, com pós-graduação, especialização em Sensoriamento remoto pela UNB e Gestão Ambiental pela UFPA. Exerceu as funções de analista ambiental, gerente de Análise de Projetos Minerários, coordenador de Recursos Hídricos e Secretário Adjunto na Secretaria de Meio Ambiente do Pará. De 2012 a 2015 foi Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração na Amazônia, e exerceu o cargo de Diretor de Mineração na Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e Energia do Estado do Pará. Atualmente compõe o quadro de Diretores da Diretoria Colegiada da ANM.

Roberto Waack

Moderação

Presidente do Conselho do Instituto Arapyaú, é membro do Conselho da Marfrig e da Wise Plásticoss. Visiting fellow da Chatham House (London), é fundador e membro do Conselho da Brazilian Coalition on Climate Forests and Agriculture e fundador da Concertação Brasileira para a Amazônia. Ex-CEO da Fundação Renova (2016-2020) e fundador, acionista e Presidente do Conselho de Administração da Amata. É biólogo com mestrado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo.

17 de agosto às 09h.

inscrições poderão ser realizadas até a hora do inicio do evento.